E o marido respondeu: "As duas..."
relativamente à pergunta que fiz no último post...
A doce...
e a salgada...
relativamente à pergunta que fiz no último post...
A doce...
e a salgada...
Eu, gulosa me confesso...prefiro a doce...
A base da minha receita, ou melhor, das minhas receitas, porque acabo por fazer panquecas sempre diferentes consoante os ingredientes (xiribitis) que acrescento, é uma receita muito simples do Jamie Oliver.
Ingredientes:
- 1ª chávena de farinha
- 1ª chávena de leite
- 1 ovo
- 1ª fruta
- pitada de sal
A minha base para a panqueca
Ingredientes:
- 1ª chávena de farinha de aveia integral misturada com farinha de espelta ou outra (ex, farinha de araruta, farinha de arroz)
- 1ª chávena de bebida de aveia ou de espelta (ou outra que se queira, por ex., soja, amêndoa ou arroz)
-1 ovo
- 1ª fruta (banana, pera ou maçã)
- 1ª colher de chá (ou de sopa se quiserem mais doce) de xarope de ácer
- canela qb
Depois, acrescento vários elementos saudáveis que nós adultos, não nos lembramos de comer, e que os nossos filhos, normalmente, se recusam a comer...
Xiribitis:
- amêndoa ou noz moída
- sementes de chia
- mistura de bagas e sementes moída (bagas de goji, sementes de girassol, sementes de abóbora, sementes de sésamo)
- uma mistura que comprei no celeiro (flocos de quinoa, flocos de trigo sarraceno, quinoa tufada, trigo sarraceno tufado, nozes, bagas de goji, arandos, passas, sementes de girassol, sementes de cânhamo)
Basta uma colher de sopa de algum ou alguns destes elementos para tornar as nossas panquecas ainda mais saudáveis.
Recordo, por exemplo, que as nozes constituem uma arma importante para manter a saúde das artérias e veias e reduzir o mau colesterol, contribuindo para a saúde do coração. O consumo de 5 a 7 nozes por dia pode trazer benefícios, a longo prazo, para a nossa saúde.
Preparação:
Colocar todos os ingredientes na bimby e programar 15 segundos, velocidade 5.
Colocar a frigideira (de preferência anti-aderente para não ser necessário acrescentar nenhuma gordura) ao lume e de seguida colocar uma pequena porção de massa, formando um circulo. Assim que começar a formar bolhinhas e esteja douradinha de um lados lados, vira-se para o outro lado.
Truque? Para ser mais rápido costumo fazer em duas frigideiras ao mesmo tempo.
Não levam qualquer tipo de gordura além da que está presente nos frutos secos que referi. Também não levam fermento e é por isso que não ficam tão bonitas e altas como as que levam.
Por fim, servir com o topping que se preferir...
Doce:
- iogurte grego natural ligeiro (ou outro que preferirem), mirtilos, groselhas e amoras, xarope de ácer (a combinação supra), morangos, framboesas. O xarope de ácer pode ser substituído por xarope de agave, por um doce sem açúcar (costumo usar o de frutos vermelhos da maca St. Dalfour, que adoro) ou por mel.
Podem pensar que não as devem comer porque são muito calóricas. Não se esqueçam, no entanto, que estas panquecas não levam manteiga e não levam açúcar. Contêm, apenas, o açúcar presente na fruta que se adicionar, no xarope, no mel ou no doce de fruta que se acrescentar. O iogurte, apesar de grego, é natural e portanto, pouco calórico e um pouco amargo, mas como, depois, se mistura com o doce ou com o xarope, acaba por ficar um sabor muito agradável e equilibrado.
Salgado:
- queijo quark, peito de peru cozido, tomate e orégãos (a combinação supra), mas podem fazer muitas outras...
Se gostar de agri-doce, pode deixar a fruta e o xarope na base da panqueca, se não gostar, pode eliminar e colocar uma pitada de sal.
Bom apetite!



Sem comentários:
Enviar um comentário