Ou aqui, almôndega de frango...só uma, num bonito canapé...
Cá está um prato muito versátil e nada difícil de fazer.
Mais uma vez tive a ajuda da minha Bimby, o que de facto faz toda a diferença.
É versátil porque tanto pode ser servido numa refeição de família, tendo como acompanhamento uma massa, arroz ou mesmo puré de batata, e os miúdos adoram, ou então, como canapé, numa festa, e aqui convém fazer uma bolinha mais pequenina.
Optei por fazer uma receita da Bimby que poderá, no entanto, ser adaptada e feita no fogão, usando um tacho para o refogado e depois cozendo as almôndegas no próprio molho.
Ingredientes:
Almôndegas
- 500 gr de peito de frango
- 50 gr de pão
- 50 gr de leite
- 20 gr de salsa picada
- 1 ovo
- sal qb
- pimenta qb
- noz moscada qb
- pão ralado qb
Molho
- 1ª cebola
- 1 dente de alho
- 100 gr tomate pelado
- 50 gr azeite
- 250 gr água
- 100 gr vinho branco
- sal qb
- pimenta qb
Preparação das almôndegas:
No recipiente demolhe o pão no leite. Reserve. Coloque no copo o frango picado, a salsa, o pão demolhado e programe 10 segundos, velocidade 7. Junte o ovo, os temperos e programe 15 segundos, velocidade 3. Retire, forme bolas pequenas, passando por pão ralado e coloque-as no cesto.
Preparação do molho:
Coloque no copo a cebola, o alho, o tomate, o azeite e programe 15 segundos, velocidade 3. Depois, programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Junte a água, o vinho, os temperos e misture 20 segundos, velocidade 7. Coloque o cesto no copo e programe 20 minutos, varoma, velocidade 3. Sirva as almôndegas com o molho.
Dica:
Para picar o peito de frango, corte-o em cubos pequenos e coloque no congelador por 20 minutos. Deite no copo 250 g cada vez para um melhor resultado e programe aproximadamente 10 segundos, velocidade 8, para picar.
As minhas alterações:
Coloquei pouca pimenta e não usei noz moscada na almôndega. Não coloquei pimenta no molho e cortei ligeiramente no azeite. Em vez do pão ralado utilizei bolachas marinheiras moídas que resultou num pó muito fininho que cumpriu na perfeição o papel do pão ralado.
Informação nutricional:
O facto de fazermos as nossas próprias almôndegas em casa dá-nos a garantia da qualidade dos ingredientes que usamos. As minhas almôndegas levaram, apenas, e tão só, peito de frango limpo sem qualquer gordura, que é como eu gosto. Fora de casa, é claro que já não será assim.
Também há alguma diferença entre as almôndegas de frango e por exemplo, as almôndegas de vaca ou de porco. Essa diferença não se traduz, no entanto, numa diferença muito substancial no número de calorias, mas sim, no facto de usarmos uma carne branca que é mais saudável pelo facto de conter um menor teor de gordura do que a carne vermelha.
Assim, uma almôndega média de carne de vaca contém 57 calorias, enquanto que uma de carne de vaca e carne de porco tem 50 e uma almôndega de carne de frango tem 45.
Vantagens das carnes brancas (frango, peru, coelho, aves de caça, codorniz, peixe):
- São ricas em ómega 3 (diminui o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose, auxilia no tratamento de inflamações), ómega 6 (melhoram o funcionamento do organismo), proteínas e ferro.
- Ajudam a reduzir o colesterol
- Fácil digestão
- Menor teor de gordura e calorias
Desvantagens das carnes brancas:
- Menor quantidade de ferro do que a carne vermelha
- As hormonas utilizadas pela industria para um crescimento mais rápido
Vantagens das carnes vermelhas (vaca, porco):
- Elevado teor em ferro (ideal para anemias, crianças, gestantes)
- Fonte de proteínas
- Grande quantidade de vitaminas do complexo B, essencialmente B12 (a falta desta vitamina pode causar anemia)
Preferir cortes magros: filet mignon, patinho, maminha, lagarto, coxão duro e mole
Desvantagens das carnes vermelhas:
- Elevado teor em gorduras e colesterol (Maior risco de doenças cardiovasculares e obesidade)
- Possuem compostos carcinogénicos
Evitar cortes gordos: picanha, acém, alcatra, cupim, costela
Numa dieta para emagrecer a aposta deverá recair numa alimentação mais rica em carnes brancas. Se estão a pensar fazer uma dieta mais saudável deverão apostar, também, por uma alimentação rica em carnes brancas.
Resumindo: Apostar nas carnes brancas!



Sem comentários:
Enviar um comentário