food

food

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Hambúrguer de salmão

O salmão é um dos peixes que mais comemos cá em casa.
Gostamos dele de todas as formas e feitios.
A última que fiz foi esta, em hambúrguer.


Segui uma receita muito simples do Chef Henrique Sá Pessoa que encontrei apenas em vídeo no You Tube. A receita é feita com uma posta de salmão. Eu dobrei a dose e fiz com duas. Em vez do cebolinho, que não tinha, coloquei salsa.

Ingredientes:
- 1ª posta de salmão
- 1ª gema de ovo
- 1/2 cebola
- cebolinho qb
- sal qb
- sumo de limão qb

Preparação:
Com a faca, corta-se o salmão em pedacinhos pequenos. Também se pode utilizar a trituradora mas é preciso ter cuidado para não triturar muito e ficar em pasta. Junta-se a cebola bem picadinha, o cebolinho, também picado, ou a salsa, a gema de ovo, o sal e o sumo de limão e incorpora-se bem. Com a mão, formam-se os hambúrgueres, maiores ou menores conforme se queira. Coloca-se uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e fritam-se os hambúrgueres.
Simples, não é? 
TOP!

Depois, podem servir como preferirem. No pão, com batata frita ou se forem gulosos (foi o meu caso), com ambos os acompanhamentos. Como o hambúrguer era pequeno, com um molde, cortei duas fatias de pão de sementes com um diâmetro um pouco maior e desconstruí a parte das verduras que em vez de estarem dentro do hambúrguer ficaram do lado de fora. Também podia ser acompanhado com uma maionese ou um molho de iogurte. 



A batata fiz na Actifry. Não sei se conhecem, mas a Actifry é uma máquina que "frita" apenas com uma ou duas colheres de azeite ou de óleo. 
Se me perguntarem: "É a mesma coisa?
Não, não é, mas substitui perfeitamente o frito tradicional sem os inconvenientes que daquele advêm para a nossa saúde. 
Nunca tive o hábito de fazer muitos fritos em casa, mas desde que tenho a Actifry passei, por exemplo, a fazer batata frita com alguma frequência. 

O salmão é considerado um aliado da alimentação saudável. Além de ser uma boa fonte de proteína, é um peixe rico em ómega 3, que, segundo os especialistas, melhora o humor e previne doenças cardiovasculares, alzheimer e depressão.

Propriedades e nutrientes
Principais nutrientes presentes no salmão:
- Ómega-3 – responsável por combater os triglicéridos, reduzir o colesterol e evitar a formação das placas de gordura que podem obstruir as artérias;
- Vitamina A – conhecida por proteger a visão, a pele e a funcionalidade dos órgãos reprodutores;
- Fósforo – essencial para uma boa formação dentária e óssea, garante o bom funcionamento dos rins e fornece energia ao organismo;
- Magnésio – conhecido como mineral anti-stress;
- Potássio – responsável, entre outras coisas, por enviar oxigénio ao cérebro, garantindo um raciocínio mais claro, além de auxiliar na redução da pressão sanguínea e normalizar os batimentos cardíacos;
- Selénio – previne o amadurecimento e envelhecimento das células, evitando o desenvolvimento de tumores, além de aliviar os incómodos mestruais e garantir a elasticidade dos tecidos.

Natural das costas do Atlântico Norte e Pacífico, o salmão normalmente nasce em água doce, migra para o oceano e retorna à água doce para se reproduzir. No entanto, estes animais são intensamente produzidos por aquicultura (cultivo de organismos aquáticos em cativeiro) em muitas partes do mundo, como os lagos da América do Norte, da Escandinávia e os lagos Chilenos.
Devemos sempre optar pelo salmão selvagem em vez do de aquicultura que é alimentado com ração e colorido artificialmente, ao contrário do salmão selvagem que se alimenta de outros peixes menores, de pequenos crustáceos e de algas.
Relativamente à carga calórica, 100 gr de salmão correspondem a 142 kcal, enquanto que 100 gr de salmão de aquicultura correspondem a 183 kcal.

Sem comentários:

Enviar um comentário