food

food

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Castanhas assadas de S. Martinho

Reza a lenda que num dia frio e chuvoso de outono, um soldado Romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado no seu cavalo quando encontrou um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, sem  nada que lhe pudesse dar, pegou na sua espada, e cortou a sua capa ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho seguiu o seu caminho, quando, de repente, como por milagre, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por cerca de 3 dias. Desde esse ano, por volta do dia 11 de Novembro surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar de verão de S. Martinho. 
 
De acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do dia de todos os santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.  
 

Adoro castanhas! É simplesmente impossível comer só uma, ou duas, ou três...
Requisito essencial: Têm de estar bem cozidinhas. Há já muitos anos que as compro, no mesmo local, ao mesmo Sr., que para mim, assa as castanhas na perfeição. Sem dúvida, as melhores castanhas de Lisboa. Há anos que está no mesmo sítio, na Praça de Londres. No verão vende gelados e no Outono/Inverno vende castanhas. Faz mais sucesso nesta altura! É usual formarem-se filas enormes de pessoas que esperam, e por vezes desesperam, por aquelas castanhas fantásticas que só saem do assador quando estão no ponto!
 
De há uns tempos para cá também eu tenho feito as castanhas, em casa...
 
Castanhas assadas na Actifry
 
Ingredientes:
Casatanhas qb
sal qb
 
Preparação:
Lavar as castanhas e secar. Dar um corte na parte mais larga da castanha e colocar na Actifry. Espalhar algum sal grosso por cima delas. Programar 30 minutos. A meio, espalhar mais um pouco de sal por cima das castanhas. No final do tempo, retirar da Actifry e servir.
 
Também poderão fazer no micro-ondas, no forno, ou até na bimby...
Ah, e se tiverem possibilidade, porque não num assador...! Neste caso, partilho convosco o truque do Sr. onde costumo comprar as castanhas: Ele coloca o sal, nas brazas e não directamente nas castanhas.
 
Dica de conservação:
No congelador, conservam-se com casca durante 3 meses. No frigorífico, em sacos de plástico perfurados, até 1 mês. À temperatura ambiente, em lugar fresco, seco e bem ventilado, até 1 semana.
 
 
 
As castanhas são muito nutritivas e contêm uma quantidade apreciável de vitamina C, E, B1, B6 e B9 (ácido fólico) e de sais minerais, como o potássio e magnésio. Rica em amido e, por isso, de difícil digestão, a castanha é pobre em gordura quando comparada com outros frutos gordos, como a castanha de caju, a noz ou as amêndoas. Se forem cozidas, são mais fáceis de digerir. Por cada 100 gramas, contém 185 quilocalorias. A castanha apresenta ainda um elevado teor em fibras.
Relativamente à qualidade dos seus hidratos, são, maioritariamente, hidratos de carbono complexos, que são absorvidos pelo corpo de uma forma lenta, ajudando a manter os níveis de glicémia estáveis e removendo a sensação de fome durante um longo tempo.
 
Segundo este artigo, 100 gr de castanhas equivale a 6 castanhas.
Assim, 50 gr, ou seja 3 castanhas, será a dose ideal de um snack para a maior parte das pessoas... 
Conclui-se, então, que as castanhas podem ser comidas, desde que em baixas quantidades e, apenas, como substituição das suas doses de hidratos de carbono diários, ou seja, nas refeições estipuladas, por exemplo, como snack a meio da manhã ou a meio da tarde, e nunca como um petisco depois de jantar. Se comer em excesso (a partir de 3 castanhas para grande parte das mulheres e de 5 para grande parte dos homens) estará a contribuir para que o seu corpo engorde. 

Ops...  

Sem comentários:

Enviar um comentário