food

food

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Caixões de massa filo com puré de maçã e canela

E por último, o enterro do Halloween...


Esta foi a última receita que fiz. Já costumo fazer e cá em casa todos adoramos, principalmente a minha filha mais velha que devora literalmente estes folhadinhos. Prometi que ela os levava para a escola, e assim foi...para mais não voltarem...RIP...

Ingredientes:
- 1ª embalagem de massa filo
- puré de maçã sem açúcar (podem usar com açúcar ou outro tipo de puré)
- canela para polvilhar
- azeite para pincelar

Preparação:
Utilizam-se 4 ou 5 folhas de massa que são cortadas à medida pretendida. Neste caso cortei em quadrados grandinhos. Coloca-se o puré de maçã no meio de cada quadradinho e de seguida polvilha-se com canela. Fecham-se os quadrados, puxando cada um dos lados em direcção ao meio e pincela-se com um pouco de azeite, quer na parte de trás quer na parte da frente. Em dois deles virei as pontas para baixo, para ficar com aquele ar de caixão. Leva-se ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até alourar e por fim, faz-se a decoração pretendida. Neste caso utilizei aqueles tubinhos para fazer decorações nos bolos.

   

Múmias de Halloween

Que é como quem diz:
Salsichas enroladas em massa filo...


A miúda adora folhados de salsicha (quem não adora...), mas com massa filo os folhadinhos sempre ficam mais saudáveis. Levou 4 múmias para a escola. Disse-lhe para partilhar com uma ou duas colegas...pois, comeu-as todas...

Ingredientes:
- 1ª lata de salsichas
- 1ª embalagem de massa filo
- mostarda para desenhar os olhinhos
- azeite para pincelar
Preparação:
Cortar várias fitas de massa filo e enrolar à volta das salsichas depois de pinceladas com um pouco de azeite, deixando um espacinho aberto antes de uma das terminações. Pincelar mais um pouco com azeite, por cima das tiras. Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos. No final, desenhar, naqueles espaços que ficaram abertos, duas pintinhas a imitar os olhos.  
Gosto muito desta massa filo. Não tem qualquer tipo de gordura, mas apenas aquela que adicionamos. Evitam-se, assim, as gorduras hidrogenadas que podem conter as massas folhadas e adicionamos nós, a nossa própria gordura. Eu pincelei com azeite, mas também pode ser utilizada, por exemplo, margarina vegetal derretida.   

  

Ovos cozidos de Halloween

Apetitosos...?


Mais uma vez, tal como aconteceu com as salsichas, vi a imagem na internet e não resisti a reproduzir. Acho que ficou tal e qual. E ainda mais facil e rápido de fazer. Basta cozer um ovo, parti-lo ao meio e no centro colocar uma metade de azeitona descaroçada. A sair dessa metade, colocam-se bocadinhos de azeitona cortadinhos que compõem, assim, as pernas da nossa aranha.
Bom apetite...ou talvez não!

Actimel caseiro de Halloween

Acho que não se estão a entender...


Aqui fica mais uma ideia para o Halloween. É muito fácil de fazer e as crianças vão adorar.
Basta encher as garrafinhas com Actimel ou leite, e desenhar, nos vidros, as caras dos fantasmas.

Actimel caseiro na Bimby
Ingredientes:
- 1 L de leite meio gordo (usei leite do dia Vigor)
- 1 Actimel
- 60 gr de açúcar

Preparação:
Colocar o leite no copo e programar 4 minutos, temperatura 90º, velocidade 4. De seguida, adicionar o Actimel e o açúcar e bater 20 segundos velocidade 4. Tapar o copo com uma manta e deixar repousar durante cerca de 8h.  
Para as garrafinhas do Halloween, podem usar Actimel ou leite e depois decorar os vidros como entenderem. Eu desenhei as caras com mel, utilizando a ponta de um pau de espetada e depois, deixei cair estas bolinhas açucaradas que se utilizam na decoração dos bolos. Ainda tive de ajeitar as bolinhas com o pau, para fazer as bocas e os olhos no formato exacto que eu queria.
Os miúdos cá de casa adoram Actimel e como seria de esperar, adoraram estes fantasminhas que acabaram por beber ao pequeno-almoço e no final, comeram as bolinhas das caras... 


Não se metam com este tipo...
Depois não digam que eu não avisei...

Cachorro quente do Halloween

FELIZ HALLOWEEN!


Pois que, não é bem aquilo que parece ser...
Parecem dedos, mas na realidade, são salsichas...e é tão fácil de fazer.


Quando vi uma imagem idêntica na internet pensei logo que tinha de tentar reproduzir estes assustadores dedos de salsicha...
Confesso que me deu um certo gozo de fazer e principalmente de ver como tinha corrido bem logo à primeira tentativa. Mas há quem não tenha tido grande gozo...a fotografar...! Desta vez o fotógrafo, que não acha piada ao Halloween e que se impressiona facilmente, ia-se recusando a trabalhar, eheh, viva o profissionalismo... 

Ingredientes:
- Pão de cachorro
- 1ª lata de salsichas
- ketchup

Preparação:
Comecei por dar uns ligeiros golpes a imitar as ruguinhas que temos nos dedos. De seguida, coloquei as salsichas a alourar devagarinho numa frigideira para que ficassem mais escuras. Foi perfeito, porque a pele começou a ficar um pouco enrugada e a parecer-se cada vez mais com um dedo. Quando achei que já estava bem, retirei e fiz um pequeno corte arredondado numa das pontas para que ficasse parecido com uma unha, mais clara do que o resto do dedo. Depois, foi só colocar no pão e enfeitar com ketchup e restante decoração.
Vá lá, não percam o apetite...

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bacalhau assado no forno com migas de couve, broa e presunto

                      Depois dos excessos do fim-de-semana soube muito bem preparar e degustar um prato rústico como este.   



Mil e uma maneiras de confeccionar o bacalhau e eu adoro TODAS elas...esta não é excepção.

Ingredientes para o bacalhau:
- 1ª posta de bacalhau demolhado (gosto muito das postas da Pascoal)
- 1 ou 2 dentes de alho
- pão ralado
- azeite

Preparação:
Num pirex de ir ao forno coloca-se bastante azeite e a posta do bacalhau. Por cima da posta, polvilha-se com pão ralado, dispõem-se os dentes de alho e de seguida vai ao forno. Simples!
Gosto muito deste prato acompanhado com batatinha a murro, mas neste dia, como tinha um molho de couve fresquinha, vinda directamente da horta de uma das tias, decidi fazer esta receita de migas na bimby, que no entanto, adaptei. Fiz, apenas metade da dose, coloquei um pouco mais de broa porque gosto de sentir as migalhas e alguns bocadinhos maiores, substitui o bacon por presunto e reduzi a quantidade, não coloquei as malaguetas e cortei um nadinha no azeite. 

Ingredientes:
- 150 g de couve, cortada grosseiramente em caldo-verde
- 40 g de azeite
- 2 dentes de alho
- 100 g de broa de milho
- 30 g de presunto, cortado em pedacinhos
- sal q.b
- 1 litro de água

Preparação:
Colocar a couve na varoma, a água no copo e temperar com sal. Programar 20 minutos na velocidade 1, temperatura varoma. Quando o tempo terminar, retira-se a varoma, despeja-se a água do copo e reserva-se a couve.
De seguida, coloca-se no copo os dentes de alho e picam-se durante 5 segundos na velocidade 5. Junta-se o azeite e refoga-se durante 4 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Depois, junta-se a broa de milho e pica-se durante 10 segundos, na velocidade 5. Acrescenta-se a couve e o presunto, e deixa-se apurar por 3 minutos, colher inversa (velocidade 1), a 100º. Quando terminar, rectificam-se os temperos.
Nem foi preciso rectificar, estava perfeito!


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Doce de camadas

Apresento-vos um dos doces mais fáceis de fazer...


Não tem nada que saber...basta comprar os ingredientes e dispor por camadas...só isso...
A inspiração veio de um famoso doce da casa feito de natas, leite condensado cozido e bolacha embebida em café.

Ingredientes:
- 1ª lata de leite condensado magro
- 1ª embalagem de iogurte grego natural ligeiro
- bolacha maria moída

Comecei por colocar a primeira camada de iogurte. Usei o grego natural ligeiro que é um pouco amargo, mas podem usar o iogurte grego açucarado ou mesmo, outro iogurte qualquer. Devo, no entanto, dizer, que, ao envolver o iogurte com o leite condensado, não se nota nada o amargo do iogurte. De seguida, uma camada de leite condensado sem ser cozido. Usei o magro, mas se forem muuuito gulosos, podem usar o normal. E por fim, a ultima camada, feita de bolacha maria. No prato onde servi, dispus algumas bagas e suspiro partido em pedaços para quem quisesse compor ainda melhor a tacinha de bolacha em que o doce foi servido...
Acreditem, é de comer e chorar por mais...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Queijo Camembert gratinado com ervas e alho

Dia de festa é dia de festa...


Nesta entrada não houve qualquer adaptação desta receta, nem tampouco subtracção de ingredientes...só adição...de elementos maravilhosos ao queijo.

Ingredientes:
- 1 queijo Camembert
- 1 raminho de salsa fresca, picada
- 2 dentes de alho picados
- orégãos secos
- azeite

Preparação:
Com a ponta de uma faca, corte uma espécie de tampa ao queijo.
Junte, numa tigela, a salsa, o alho, os orégãos e um fio de azeite, envolvendo bem.
Espalhe este preparado por cima do queijo e leve o forno pré-aquecido a 180º durante 5 minutos.
Retire, coloque num prato de servir, e se quiser, coloque alguns croûtons por cima.
Sirva de imediato.

É claro que servi...

Chocolate 70% cacau

Café e uma mini-fatia de bolo que sobrou do aniversário...foi assim que ontem começou o meu serão...
                            

Adoro café, e confesso que bebo 3 a 4 chávenas por dia. Ao longo do tempo tenho vindo a reduzir a quantidade de açúcar que coloco, no entanto, ao contrário do meu marido, não consigo dispensar totalmente. 

E agora, partilho o meu truque:
Quando bebo café acompanhado de qualquer coisa doce já não adiciono açúcar ao café. Sempre são menos uns gramas de açúcar que ingiro.  

Na escolha do tipo de chocolate, agora, sempre que posso, opto pelo chocolate com 70% de cacau. Por que razão devemos escolher o chocolate com 70% de cacau em vez do chocolate de leite? Podemos encontrar uma resposta bastante completa aqui, mas eu faço um breve resumo:

O cacau é rico em fitoquímicos fenólicos (polifenóis), especialmente de substâncias conhecidas como flavonoides, que são potentes antioxidantes. Os antioxidantes protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas muito reactivas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos). 

Estudos indicam que o chocolate produz efeitos benéficos sobre a saúde em geral.
 
Principais benefícios:
- Redução da pressão arterial;
- Melhoria da função endotelial (conjunto de efeitos que melhoram o fluxo sanguíneo das artérias),
- Redução do colesterol total e do LDL (“colesterol mau”);
-Redução da arteriosclerose.
Ou seja, contribui para uma redução do risco de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral (derrame, AVC).
- E ainda, redução do risco de diabete tipo II.

No entanto, a ingestão de chocolate pode trazer benefícios à saúde apenas nas seguintes condições:
- Desde que seja do tipo amargo (60%-70% de cacau);
- Não contenha leite na sua formulação (também não deve ser ingerido com leite ou derivados);
- Desde que consumido em pequena quantidade (alguns estudos sugerem não mais que 25 gr por dia);
- As calorias ingeridas com o chocolate devem ser suprimidas de outras refeições.

Conclusão, o chocolate é benéfico, sim, senhor, mas desde que ingerido com muita moderação (é difícil, eu sei...).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bolo de chocolate, beterraba e courgette

O blogue não podia começar da melhor maneira...em festa...!
O mote já foi lançado:
Comida simples, saudável, e rápida de fazer.
O marido fez anos e pela primeira vez decidi fazer-lhe um bolo de aniversário...
Como mais vale tarde do que nunca, só no ano em que comemoramos 10 anos de casados é que eu decido fazer-lhe um bolo...e numa data tão importante como esta...
Tinha tudo para correr mal, mas correu assim:


Bolo de chocolate com beterraba e courgette

A escolha do bolo era óbvia: Chocolate, o preferido dele.
Mas qual? São tantas as receitas...
Já tinha ouvido falar sobre o bolo de chocolate e beterraba e estava muito curiosa para experimentar. Pesquisei receitas e encontrei esta do Chef Henrique Sá Pessoa. Estava decidido o bolo, mas também estava decidido adaptar a receita para torná-lo ainda mais saudável: 
Substituir a manteiga por creme vegetal para cozinhar da Alpro Soja e metade desse creme substituir por courgette.
Porquê courgette? Porque a courgette pode ser utilizada para substituir as gorduras, tal como a banana e a beterraba. Não coloquei só beterraba para não correr o risco do seu sabor sobressair em demasia.
Substituir o açúcar amarelo por açúcar mascavado que moí na Bimby. 
Não coloquei o café todo e cortei um nadinha no açucar.

Relativamente à decoração, inspirei-me nos naked cakes tão em voga ultimamente...e que melhor combinação do que uns macarons lindíssimos da Arcádia, com bagas deliciosas e um guloso suspiro biológico de claras e açúcar mascavado.
Para quem tem dúvidas, posso dizer que o bolo NÃO ficou a saber a beterraba, nem tão pouco a courgette....ficou óptimo! Muito saboroso e visualmente bonito, embora não tenha crescido tanto porque ao bater as claras tive um pequenino percalço...
O marido adorou!



Ingredientes:
200gr de chocolate 70% cacau;
135 gr farinha de trigo;
120gr de puré de beterraba;
100 gr de creme vegetal Alpro Soja amolecido;
100 gr de courgette
190 gr de açúcar 
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de cacau em pó
5 ovos
1 café

Preparação:

Para o puré de beterraba coza a beterraba inteira, com casca, em água a ferver e sem sal. Escorra e deixe arrefecer sob água corrente. Descasque-as e reduza-a a puré. Pese 120g e reserve. (eu comprei um saquinho com beterraba já cozida o que simplificou esta tarefa.)

Derreta o chocolate com a manteiga e assim que estiverem derretidos junte o café e envolva bem. Bata as gemas com a mistura de chocolate e acrescente depois o puré de beterraba. Peneire a farinha juntamente com o cacau e o fermento e acrescente à mistura de gemas e chocolate. Bata as claras em castelo incorporando-lhe o açúcar e envolva suavemente no preparado anterior

Coloque o preparado numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Leve o bolo a cozinhar em forno pré aquecido a 160ºC durante cerca de 35 minutos.

O bolo deverá ficar mal cozido, para ficar com uma textura húmida e até um pouco enqueijada.