food

food

sábado, 31 de janeiro de 2015

Plasticina caseira na Bimby

Pois é, nem só de comida vive a Bimby...
Sabiam que ela faz plasticina?
É plasticina, mas, no fundo, também se trata de comida, já que é totalmente feita com produtos comestíveis...
 

Num destes fins-de-semana passámos uma tarde animada com a preparação da plasticina e depois, na brincadeira com os respectivos utensílios...

Ingredientes:
- 160 gr de água
- 120 gr de amido de milho (Maisena)
- 240 gr de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de sopa de óleo
- Corante alimentar

Preparação:
Coloque todos os ingrediente no copo e programe 10 minutos, temperatura 80º, velocidade 3. No final do tempo obtemos uma massa branca e maleável. Colocar a massa na bancada da cozinha  e formar uma bola grande. Depois, formar bolas mais pequenas de acordo com a quantidade de cores que quiser. Misturar bem o corante alimentar em cada uma das bolas até obter uma cor homogénea.
Para quem não tenha bimby, penso que também deve dar para fazer numa panela, ao lume.
 





 
Nós fizemos com três cores...
E não se preocupem que o corante sai bem das mãos...
Boas brincadeiras...!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Torta de espinafres com recheio de atum

Gostam de coisas verdes...? Então este post é para vocês...
Não gostam? Então vão passar a gostar,
depois de experimentarem esta torta maravilhosa...
 
 
Ingredientes:
Torta
- Espinafres
- 50 gr de farinha de arroz (ou outra que quiserem)
- 2 ovos
- 100 ml de leite
- Sal, pimenta

Recheio
- Atum
- Queijo quark
- Noz moscada
 
Preparação:
Ligar o forno a 180º. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal ou usar um pirex mais pequeno, dependendo da quantidade. Eu dobrei a dose da receita, mas como achei que o tabuleiro seria grande demais, usei um pirex.
Colocar as folhas de espinafres, a farinha, as gemas e o leite num processador de alimentos ou triturar com a varinha mágica. Eu usei a bimby. Temperar com sal e pimenta e triturar até a mistura ficar homogénea. 
Como não tinha farinha de arroz, usei a Bimby para triturar o arroz que tinha em casa até chegar a consistência de farinha. Relativamente aos espinafres, a receita original refere 250 gr mas eu coloquei cerca de 50gr. Quanto maior a quantidade, mais intenso ficará o sabor e eu preferi não arriscar com os miúdos...já basta ser verde...eheh. Também já utilizei alface e ficou óptimo.

Juntar uma pitada de sal às claras e batê-las com a batedeira até ficarem firmes. Juntar o creme de espinafres aos poucos, envolvendo no preparado. Deitar o preparado no tabuleiro ou pirex e levar ao forno durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar cozida.

A receita do blogue "Saudavel como um pêro", que eu adaptei, usa, como recheio, salmão grelhado ou assado, disposto em lascas por cima do queijo quark. Eu fiz uma pasta de atum, com o queijo quark e uma pitada de noz moscada que depois dispuz no interior da torta. Qualquer dos ingredientes fica bem, mas outros também ficarão como camarão ou delicias do mar, haja imaginação...
Por fim, enrolar a massa com a ajuda do papel vegetal e acompanhar com uma salada a gosto. A receita, em dobro, deu para dois adultos e duas crianças, tendo, como entrada, uma bela sopinha de legumes.